2362

Prefeitura Municipal de Piatã

Pular para o conteúdo

Guias e Condutores de turistas receberão Ajuda Emergencial do Ministério do Turismo

Fonte: Diretoria de Turismo
20/05/2020 às 12h32

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Piatã, através da Diretoria de Turismo, encaminhou ontem - mesmo no trabalho de home office -, uma lista com os Guias e Condutores de Turismo de Piatã para a SETUR do Governo do Estado. A SETUR solicitou essas informações para fazer chegar à Assembleia Legislativa e ao Congresso Nacional os dados referentes às pessoas que levam os visitantes em seus passeios com toda segurança, em toda a Bahia, a fim de que recebam Ajuda Emergencial, pois tiveram essa forma de sustento paralisada com a pandemia. Os valores ainda não foram definidos.

Embora não sejam oficializados com essas profissões, três guias e 16 condutores de Piatã executam esse trabalho por serem altamente habilitados como brigadistas da Associação Altitude Ambiental. Apenas o coordenador da Brigada, Ricardo Xavier Pina, é cadastrado no Ministério do Turismo.

O especialista Eduardo Villar, Coordenador da Secretaria Estadual de Turismo para as zonas da Chapada Diamantina, explicou qual será a tramitação dessa listagem dos guias/condutores, até sair a Ajuda: “Os deputados estão aguardando essas listagens, que todas as 13 Zonas Turísticas enviaram hoje (14/05), até às 17h, para eles incluírem no documento de solicitação de auxílio para os guias, de forma que os Condutores sejam beneficiados também. Agora, não sei ainda com relação a valores.”

AÇÃO PREPARA ABERTURA

Por orientação do Ministério do Turismo, essa e outras providências estão sendo adotadas em todas as regiões turísticas da Bahia. O diretor de Turismo da Prefeitura de Piatã, Raymundo Mazzei, revela que vai sair verba para todo o setor de Turismo brasileiro, totalizando R$5 bilhões: “Vamos tentar trazer para cá uma parte, em ajudas e investimentos, preparatórios para a reabertura dos hotéis e restaurantes, após a suspensão da quarentena; os empresários podem se habilitar”.

O FUNGETUR (Fundo Geral de Turismo) está aceitando propostas para liberar financiamentos com juros de 2% ao ano e carência de 12 meses para os empresários se prepararem para a intensificação do Turismo. Segundo Mazzei, “pesquisas indicam que os turistas pretendem viajar para regiões tranquilas e próximas à natureza, características que se encaixam no perfil da Chapada Diamantina, em particular Piatã”. Poderá obter esses recursos com facilidade o empresário cadastrado no Ministério do Turismo (Cadastur), por isso, a Diretoria tem cadastrado vários restaurantes, nos últimos dias.

Também será lançada uma cartilha e um selo de “Turista Protegido”, atestando que o equipamento tem todos os cuidados sanitários exigidos para a proteção contra a infecção por Covid-19.

15/05/2020