Dois novos decretos ampliam as cautelas de Piatã com a Covid-19

Fonte: Gabinete
28/05/2020 às 09h43

Dois novos decretos entraram em vigor esta semana para disciplinar o comércio, os serviços e a circulação de pessoas no município de Piatã, a fim de prevenir o contágio de pessoas pelo vírus da Covid-19. O Decreto 46 está focado em povoados onde surgiram casos suspeitos e o 47 refere-se a todo o município, indicando fechamento de estabelecimentos e cuidados. A polícia e agentes de segurança estão autorizados a fazerem cumprir essas determinações.

No Decreto 46/2020 foram adotadas medidas temporárias para os povoados de Canguçu, Várzea e Vaquejador, pelo prazo de cinco dias, a contar de 25 de maio. Fica proibida a entrada e saída de veículos, exceto ambulâncias, carros de segurança, transporte de doentes e outros considerados essenciais. Veículos particulares só podem circular para a compra de alimentos e remédios.

Fica proibida a presença de pessoas em espaços públicos; obrigatório o uso de máscaras; o comércio só pode fazer atendimentos externos e as secretarias de Saúde e Assistência Social darão suporte aos moradores.

No Decreto 47, fica alterado o Art. 1º do Decreto 45, de 28 de abril passado. A determinação do prefeito Edwilson Oliveira Marques suspende o funcionamento por sete dias (de 25 a 31 de maio) do atendimento presencial nos seguintes estabelecimentos: restaurantes, bares, lanchonetes, casas noturnas e similares, clubes, salões de beleza, barbearias, locais de eventos e lojas de departamentos. Todas as entregas em domicílio devem ser com uso de máscaras.

Ficam de fora dessas limitações os serviços de saúde, venda de alimentos para pessoas e animais, distribuidoras de gás e água mineral, padarias, serviços funerários, postos de combustíveis e outros que venham a ser indicados pela Secretaria de Saúde.

Está determinado, também, no decreto, o cumprimento das determinações da OMS – Organização Mundial de Saúde: higienização rigorosa dos estabelecimentos, uso e disponibilização de álcool gel, lavagem de mãos, evitar aglomerações, manter o distanciamento social e uso de máscaras. Os bancos devem ficar fechados por sete dias, a partir do dia 24, exceto para acesso aos caixas eletrônicos. Policiais e agentes de segurança estão autorizados a agir para o cumprimento dessas determinações.